Transformação Digital no Setor de Autopeças Brasileiro: O Impacto dos Aplicativos de Compra
Giovanne Dassi Bronzatti
Resumo
Este estudo examina o papel crescente da transformação digital na indústria brasileira de autopeças, com foco especial nos aplicativos móveis para aquisição de componentes automotivos. Analisamos como essas tecnologias estão revolucionando o mercado, melhorando a eficiência operacional e redefinindo as interações entre consumidores e fornecedores. O artigo explora os benefícios, desafios e implicações futuras dessas inovações para o setor de autopeças no Brasil.
Palavras-chave
Referências
AGANETTE, Elisângela Cristina et al. BPM acadêmico: mapeamento de processos e de fluxos informacionais na eci/ufmg. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 44-65, 31 maio 2018. Portal de Periódicos UFPB. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n1.39607.
ALONÇO, Guilherme. As sete ferramentas da qualidade. 2018. Disponível em: https://certificacaoiso.com.br/as-sete-ferramentas-da-qualidade/. Acesso em: 19 ago. 2020.
AMARAL, Bruna. Qualidade Do Produto E Qualidade Do Processo, Qual A Diferença? 2018. Disponível em: https://blog.smlbrasil.com.br/qualidade-produto-qualidade-processo/. Acesso em: 20 ago. 2020.
B2W Marketplace. Tendências e oportunidades no mercado de autopeças e acessórios automotivos. 2019. Disponível em: https://blog.b2wmarketplace.com.br/ 2019/10/17/mercadode-autopecas/. Acesso em: 19 out. 2020.
BACELLAR, Ricardo. A retomada do mercado de autopeças: as tendências de mercado que prevalecerão na retomada. As tendências de mercado que prevalecerão na retomada. 2020. Disponível em: https://home.kpmg/br/pt/home/insights/2020/12/retomada-mercadoautopecas.html. Acesso em: 10 maio 2021.
BRAGA, Gustavo Simões. Inovação E Gestão De Processos De Negócios (BPM): uma metodologia adaptada para pequenas empresas. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
BRODBECK, Angela Freitag et al. Uma Metodologia para Implementação da Gestão por Processos em Organizações Públicas. Administração UFSM, Santa Maria, v. 9, n. 4, p. 699-720, dez. 2016.
CARVALHO, Kelli Adriane de et al. Gestão por Processos: novo modelo de gestão para as instituições públicas de ensino superior. Revista Administração em Diálogo - Rad, [S.L.], v. 19, n. 2, p. 1-18, 1 maio 2017. Portal de Revistas PUC SP. http://dx.doi.org/10.20946/rad.v19i2.25298.
CODIFICAR. Desenvolvimento de aplicativo: por onde começar?. 2020. Disponível em: https://codificar.com.br/desenvolvimento-de-aplicativo-por-onde-comecar/. Acesso em: 14 set. 2020.
COELHO, Fabrício Pozzuto de Souza et al. Aplicação Das Ferramentas Da Qualidade: Estudo De Caso Em Pequena Empresa De Pintura. Revista FATEC Zona Sul, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 63-75, out. 2016.
COSTA, Lucas Mendes. A evolução do marketing digital: uma estratégia de mercado. 2015. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_212_ 259 _27165.pdf . Acesso em: 11 set. 2020.
CURY, Maria Eduarda. Brasileiros gastam quase duas horas por dia em redes sociais. 2019. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/brasileiros-gastam-quase-duas-horas-por-dia-emredes-sociais/. Acesso em: 02 nov. 2020.
GONÇALVES, Victor. 7 Ferramentas da Qualidade: você sabe quais são elas?. Você sabe quais são elas?. 2019. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/7-ferramentas-daqualidade. Acesso em: 18 ago. 2020.
HÖRBEA, Tatiane et al. Gestão por Processos: uma proposta aplicável a uma pequena empresa do ramo de alimentação. Sistemas & Gestão, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 226-237, 2015. LATEC. http://dx.doi.org/10.7177/sg.2015.v10.n2.a2.
INSTACARRO. Mercado automotivo brasileiro: tudo o que você precisa saber. 2019. Disponível em: https://www.instacarro.com/como-vender-carro/mercado-automotivo-brasileiro-tudo-o-quevoce-precisa-saber/. Acesso em: 12 out. 2020. KOIBER. Aplicativos de autoatendimento ao cliente é preferência dos usuários. 2017. Disponível em: https://blog.koiber.com/aplicativo-de-autoatendimento/. Acesso em: 24 set. 2020.
LABRARO. 5 razões para investir em marketing digital. 2019. Disponível em: https://www.labraro.com.br/blog/5-razoes-para-investir-em-marketing-digital/. Acesso em: 29 out. 2020.
LADEIRA, Marcelo Bronzo et al. Os efeitos da abordagem analítica e da gestão orientada para processos sobre o desempenho organizacional de micro e pequenas empresas brasileiras dos setores da indústria e de serviços. Gestão & Produção, [S.L.], v. 23, n. 3, p. 486-502, 14 jul. 2016.
MARCONDES, José Sérgio. Processo Organizacional: O que é? Conceito, Definição, Estrutura. 2018. Disponível em: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/processo-organizacionalconceito/. Acesso em: 20 ago. 2020.
MASTERTECH. Quais são as linguagens de programação de aplicativos?. 2017. Disponível em: https://usemobile.com.br/linguagens-de-programacao-de-aplicativos/. Acesso em: 05 out. 2020.
MELLO, Mario Fernando et al. A importância da utilização de ferramentas da qualidade como suporte para melhoria de processo em indústria metal mecânica – um estudo de caso. Exacta, [S.L.], v. 15, n. 4, p. 63-75, 28 dez. 2017. University Nove de Julho. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v15n4.6898.
OGDEN, J. R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: conceitos, técnicas e práticas. James R. Ogden, Edson Crescitelli; tradução Cristina Bacellar. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.41 OLIVEIRA, Wallace. Qual a diferença entre gestão de processos e gestão por processos? Isso é realmente importante? 2019. Disponível em: https://www.heflo.com/pt-br/gerenciarnegocios/diferenca-entre-gestao-de-processos-e-gestao-por-processos/. Acesso em: 1 set. 2020.
PAIM, Rafael. et al. Gestão de Processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009. PATENATE, Marcelo. 17 Ferramentas da Qualidade Para Você Usar e Fazer a Diferença. 2020. Disponível em: https://www.escolaedti.com.br/ferramentas-da-qualidade. Acesso em: 19 ago. 2020.
PEREIRA JUNIOR, Edson Hermenegildo. Um método de gestão por processos para micro e pequena empresa. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
PEREIRA, Marcos. O que é marketing digital? Guia completo com tudo o que você precisa saber. 2020. Disponível em: https://blog.hotmart.com/pt-br/o-que-e-marketing-digital/ . Acesso em: 07 nov. 2020.
VILLARINO, Julia. Internet das Coisas: Um Desenho do Futuro. 2016. Disponível em: https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/. Acesso em: 15 set. 2020